1ª OFICINA DE YOGA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Uma proposta para a sala de aula, através de técnicas de Yoga

O movimento “Pesquisa de Yoga na Educação”, surgido na França, propõe a aplicação desta técnica em centros de ensino como uma metodologia pedagógica alternativa que favorece os processos de aprendizagem e que pode ser utilizada pelos próprios docentes.

Em 1973, a professora Micheline Flak realizou, no Collège Condorcet de Paris, a primeira esperiência de aplicação de exercícios de yoga em sala de aula para melhorar o rendimento de seus alunos. Logo ao reconhecer os resultados altamente benéficos, Flak começou a aplicar a yoga sistematicamente, utilizando-a como um instrumento em seu labor docente.

Como presidente do movimento “Pesquisa de Yoga na Educação” (RYE), Flak visitou o Uruguai em 1990, estabelecendo contato com diversos autores do sistema educativo. E em setembro de 2001 foi a primeira vez que se teve uma oficina que abordasse este tema aqui no Brasil, tendo sido ministrada no Colégio de Aplicação, da Universidade Federal de Santa Catarina, com a participação de mais de cem pessoas. As ministrantes desta oficina, María Capurro, professora pré-escolar, e Nuria Sanguinetti, professora de História e de Inglês, são colaboradoras de Flak e representantes do RYE no Uruguai.

A proposta que se traz é a de apresentar um método concreto de exercícios de yoga para guiar os jovens para uma melhor gestão e aproveitamento de sua energia. Relaxando quando for necessário e escutando melhor, os alunos aprendem a controlar o estresse, a despertar sua criatividade e a ganhar a autoconfiança freqüentemente perdida em face à concorrência implacável do mundo atual.

Este material é, basicamente, um resumo do que foi visto durante a oficina.