ETAPAS DE PATANJALI

Extraído do livro “Niños que triunfan” – Micheline Flak

Em uma data incerta, um sábio chamado Patanjali mostrou o caminho que leva o ser humano ao plena domínio de sua saúde física e mental. Ao escrever o famoso Yoga Sutra, entrega-nos um código carregado de valor universal. O descobrimento de nossas potencialidades faz-se por etapas cuidadosamente programadas.

1. VIVER JUNTOS

O objetivo é conseguir que a criança viva a sensação de pertencer a um grupo que viaja num mesmo barco. Pretende-se formar o espírito de equipe, desenvolvendo o sentido de responsabilidade diante do contexto. Os educadores são os capitães responsáveis pelo ambiente e pelo estado de ânimo de toda a tripulação.

2 .ELIMINAR TOXINAS E PENSAMENTOS NAGATIVOS

Limpar a casa.

Este segundo ponto refere-se ao pensamento positivo, ao cultivá-lo, a mente acalma-se e alivia-se de seu fardo de temores e angústias. Os exercícios de desbloqueio, de abertura, de irrigação do cérebro são partes da higiene básica da vida em sala de aula.

3. ADOTAR POSTURA CORRETA

A coluna vertebral foi denominada de “árvore da vida”. Seu endireitamento e cuidado diário terão uma influência decisiva sobre o nosso comportamento psíquico e saúde física.

4. RESPÍRAR BEM, TER CALMA

Aqui são equilibradas as energias através de um bom domínio da respiração. É possível sentir que respiramos com todo o corpo e não só com os pulmões. Exercícios respiratórios adequados conseguem tanto acalmar aos alunos quanto energizá-los.

Quando experimentamos essa sensação em cada uma das fibras de nosso ser, nos invade um profundo bem-estar. A tomada de consciência de uma respiração amplificada é o segredo de um domínio potencial sobre nossos órgãos. Portanto, é um fator essencial para manter a saúde.

5. RELAXAMENTO

Tal como as fotos são desenvolvidas em uma câmara escura, as informações são gravadas na massa cerebral graças ao descanso. Por isso a pausa é tão importante na aprendizagem. Se concedermos pausas em nosso tempo pedagógico, permitiremos que o aluno processe a informação que acabamos de entregar-lhes. Pequenos espaços de relaxamento injetados no curso sob diferentes formas tornam-se grandes no caminho que permite ao cérebro digerir e assimilar as informações recebidas.

6. CONCENTRAÇÃO

É neste nível que se joga a qualidade de aprendizagem em nosso ensino: concentrar-se, ser capaz de prestar atenção, escutar para reter o que devemos guardar na cabeça.

É aqui que nos é de grande ajuda o cultivo dos sentidos interiores. Por exemplo, posso suscitar em mim a imagem de algo percebido no exterior, evocar um som, um cheiro ou voltar a encontrar uma sensação táctil. De tal modo, os conhecimentos que são incutidos não serão letra morta e sim um saber VIVO.

A criatividade tirará muito proveito desse cultivo intenso dos sentidos interiores.

O CORPO AGE COMO UM TRAMPOLIM PARA A APRENDIZAGEM, MAS A MENTE TAMBÉM AJUDA A REVITALIZAR O CORPO.

RESUMINDO, A FORMA DE EMPREGAR A YOGA QUE NOS TRANSMITE PATANJALI AGE EM AMBOS OS SENTIDOS E NOS RECOMENDA TER GRANDE CAUTELA COM AS TRANSIÇÕES.

 

R.Y.E.
Uruguai
Pesquisa sobre Yoga na Educação