OS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS
UMA COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE CADA HEMISFÉRIO
Hemisfério esquerdo |
Hemisfério direito |
Verbal: usa palavras para nomear, descrever e definir; | Não-verbal: percepção das coisas com uma relação mínima com palavras; |
Analítico: decifra as coisas de maneira seqüencial e por partes; | Sintético: unir coisas para formar totalidades; |
Utiliza um símbolo que está no lugar de outra coisa. Por exemplo o sinal + representa a soma; | Relaciona as coisas tais como estão nesse momento; |
Abstrato: extrai uma porção pequena de informação e a utiliza para representar a totalidade do assunto; | Analógico: encontra um símil entre diferentes ordens; compreensão das relações metefóficas; |
Temporal: se mantem uma noção de tempo, uma seqüência dos fatos. Fazer uma coisa e logo outra, etc.; | Atemporal: sem sentido de tempo; |
Racional: extrai conclusões baseadas na razão e nos dados; | Não-racional: não requer uma base de informações e fatos reais; aceita a suspensão do juízo; |
Digital: utiliza números; | Espacial: ver as coisas relacionadas a outras e como as partes se unem para formar um todo; |
Lógico: extrai conclusões baseadas na ordem lógica. Por exemplo: um teorema matemático ou uma argumentação; | Intuitivo: realiza saltos de reconhecimento, em geral sob padrões incompletos, intuições, sentimentos e imagens visuais; |
Linear: pensar em termos vinculados a ideias, um pensamento que segue o outro e que em geral convergem em uma conclusão; | Holístico: perceber al mesmo tempo, concebendo padrões gerais e as estruturas que muitas vezes levam a conclusões divergentes. |
HABILIDADES ASSOCIADAS À ESPECIALIZAÇÃO DE CADA HEMISFÉRIO
Hemisfério esquerdo |
Hemisfério direito |
Escrita à mão |
|
Símbolos |
Relações espaciais |
Linguagem |
Figuras e padrões |
Leitura |
Computação matemática |
Fonética |
Sensibilidade a cores |
Localização de fatos e detalhes |
Canto e música |
Conversação e recitação |
Expressão artística |
Seguimento de instruções |
Criatividade |
Escuta |
Visualização |
Associação auditiva |
Sentimentos e emoções |
MANEIRAS DE CONSCIÊNCIA DE CADA HEMISFÉRIO
Hemisfério esquerdo |
Hemisfério direito |
Lógico |
Intuitivo |
Seqüencial |
Azaroso |
Linear |
Holístico |
Simbólico |
Concreto |
Baseado na realidade |
Orientado à fantasia |
Verbal |
Não-verbal |
Temporal |
Atemporal |
Abstrato |
Analógico |
” Desenhando no lado direito do cérebro” Betty Edwards
(fragmento) p. 26
Apesar de que na atualidade a maioria dos educadores estão cada vez mais interessados na importância do pensamento criativo e intuitivo, o sistema educativo em geral está estruturado de um modo predominantemente guiado pelo hemisfério esquerdo. Os conteúdos educativos são seqüenciais, os alunos progridem segundo seus graus (um, dos, três) em diração linear. As princiapis matérias que os alunos estudam são numéricas e verbais: leitura, escritura, matemáticas. Tudo é regido por horários pautados. As cadeiras são dispostas em filas. Os professores e mestres distribuem notas, mas… está faltando algo.
O hemisfério direito – o sonhador, o artista – se perde muitas vezes no sistema educativo e não é atendido. Se encontramos aulas de arte ou aulas de língua onde se pratica “escritura criativa” (creative writing) e também cursos de música, mas é pouco provável que encontremos cursos de imaginação, de visualização, de habilidades espaciais, de criatividade, como matéria em si mesma, cursos de intuição ou em inventiva.
Todavia, os educadores valorizam estas aptidões, mas aparentemente confiam que os alunos irão desenvolver a imaginação, a percepção e a intuição como conseqüências naturais do desenvolvimento de suas capacidades analíticas e verbais.
Quem sabe agora os neuro-cientistas proporcionaram a base conceitual para o treinamento do hemisfério direito, poderemos começar a construir um sistema educativo que leve em conta todo o cérebro.
PARA REFLETIR
As últimas pesquisas concluem que a aprendizagem é melhor, mais agradável e mais duradoura quando estão envolvidos os dois hemisférios. Então, por que custa tanto integrar o hemisfério direito na sala de aula? Por que quando pensamos em Arte instantaneamente pensamos na aula de artes? Por que deixamos este trabalho para a professora de artes, que com sorte nos recebe uma vez por semana? Como poderíamos envolver a arte e as habilidades do hemisfério direito em uma aula sobre:
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Invasões Inglesas
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Geografia do Uruguai
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Tabelas de multiplicar
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Corpo humano
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Tempos verbais
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Idiomas, etc.
Poderia-se estabelecer métodos, caminhos para fomentar o desenvolvimento da criatividade dos estudantes em suas diversas atividades curriculares e extracurriculares?
POR QUE NÃO?
Pensemos por alguns instantes em nossas aulas, em nossos conteúdos, em nossos alunos. Tomemos uma decisão na preparação de algumas das próximas unidades, envolvendo o hemisfério direito, o “hemisfério esquecido”.